A natação do Clube Curitibano e o Grupo Prática Clínica, uma aceleradora de ciência e tecnologia sediada na cidade de Curitiba, firmaram as primeiras intenções de parceria para o uso de tecnologias inteligentes com a intenção de melhorar a performance dos atletas da equipe.
O projeto Esporte Precisão equipara-se à vanguarda mundial por basear seu processo de inovação na associação dos conceitos de prática baseada em evidências com o uso de tecnologias de inteligência artificial.
Com essa metodologia, atletas, técnicos e equipe auxiliar (gestores, médico, fisiologista, nutricionista) poderão acompanhar em tempo real a variação de performance em relação ao tipo de treinamento prescrito de modo individual para cada atleta. Esse processo é denominado de Esporte de Precisão.
A fundamentação científica para o levantamento e tratamento dos dados tem por intenção proporcionar para cada característica do atleta ganho em performance, redução do risco de lesões e aceleração da recuperação de fadiga.
O projeto, em fase avançada de desenvolvimento, pretende iniciar sua aplicação durante a preparação dos atletas para a temporada 2024.