Departamento de Esportes Aquáticos

Confira as mudanças no Departamento de Esportes Aquáticos para 2023

O Departamento de Esportes Aquáticos e Piscinas está adotando um novo modelo organizacional para enfrentar os desafios do setor no próximo triênio. Um novo organograma entra em vigor no início de 2023.

Nesta nova estrutura foram criados cinco núcleos organizacionais para melhor distribuir as diversas atividades e serviços prestados ao associado do Clube Curitibano. Fábio Bronze permanece no Núcleo Operacional e Christian Carvalho assume o comando do Núcleo Esportivo que terá a tarefa de unificar os conceitos e metodologias de aprendizado, recreação e treino competitivo de todas as modalidades que utilizam nosso Parque Aquático. O Núcleo Institucional é composto pelos vice-diretores Marcela Della Villa Yang do Triathlon, Alexandre Cobra do Polo Aquático e Fernando Coelho da Natação.

Duas boas novidades são a criação dos Núcleos de Comunicação, conduzido pelo próprio diretor Enio de Aragon e o Núcleo de Projetos Especiais, sob a responsabilidade do vice de natação, Fernando de Quadros Coelho. Ambos carregam a missão de aproximar ainda mais o associado de tudo o que acontece na comunidade aquática do Clube e, por outro lado, tornar realidade ideias e projetos novos em benefício de todos.

Confira aqui o organograma completo.

Mudanças também acontecem nas áreas de Aprendizado e Competição da Natação a partir de 2023. A Escolinha permanece dirigida por Nadia Dalla Barba. Já, nas premiadas equipes de Natação, uma nova metodologia passa a ser construída, com a adoção de um sistema contínuo de evolução dos atletas ao longo dos 12 anos que separam os Mirins e os Atletas Senior. Para isso, as equipes foram divididas em 3 etapas de desenvolvimento: Formação, Rendimento e Alto Rendimento. Deixa assim de existir a divisão por categorias, visando uma melhor adequação dos atletas à sua condição individual.

Mariana Prosdócimo assume o comando da fundamental área de Formação, enquanto Christian Carvalho conduzirá as equipes de Rendimento. Toda a comissão técnica será comandada pelo Head Coach Ken Sorgi, que também acumula a grande responsabilidade de desenvolver e treinar uma equipe competitiva para grandes competições nacionais e internacionais.

A equipe Master terá treinos diferenciados para 60+, Águas Abertas e Piscina e mais horários serão ofertados. Passa também a existir uma nova área de Performance, que contempla preparação física, fisiologia, biomecânica e análise de desempenho com a condução de Andrey Paixão. Parcerias com universidades e entidades correlatas deverão ser buscadas para desenvolver uma natação que utilize métodos mais científicos.

Os consultores

As alterações na área técnica da equipe de natação contaram com a consultoria Richard Powers, técnico nível 5 da American Swimming Coaches Association – ASCA e Consultor Master da FINA. Powers já ministrou clínicas em 63 países e foi técnico de seleções de sete diferentes países. É o técnico que ministrou o maior número de clínicas da FINA. Atuou no Brasil nos anos 70 como Head Coach da Hebraica onde levou o time ao campeonato do Troféu José Finkel e ao vice campeonato brasileiro em 1976.

Daniel Wolokita, ex-treinador do Clube do Golfinho e atual treinador e Head Coach do Dolphin Natania Club em Israel, participou da elaboração do novo modelo opinando sobre as categorias de base.

Foram também observados os pareceres da consultoria que o ex-nadador Ricardo Prado efetuou durante a gestão de Cesar Feres.

As alterações têm como objetivo otimizar o uso das instalações de nosso Parque Aquático para prestar um serviço de excelência ao associado do Clube Curitibano. Esse novo modelo será implantado de forma experimental nos 6 primeiros meses de 2023 e passará por uma reavaliação após esse período.

Normativas Natação 2023 – Horários de Aulas, Treinos, entre outros
O grande desafio que a DEA possui é acomodar os mais de 1500 alunos e atletas que compõe as Escolinhas e Equipe do Clube em horários e raias que sejam compatíveis com suas necessidades. Sem perder, no entanto, o conceito de evolução e integração entre os níveis de treinamento propostos na nova metodologia.

Um cuidado especial foi tomado em dedicar raias e horários para os nadadores recreativos ou esporádicos. Nas Escolinhas, um grande trabalho de gestão de espaço e recursos foi iniciado, a fim de reduzir gradativamente as listas de espera por novas matrículas. Já para as categorias Master, teremos boas novidades, com a diferenciação de treinos para Águas Abertas, Piscina e 60+, além de um novo horário diário de treinos dedicados.

Com o objetivo de informar e orientar atletas, pais, nadadores e toda a comunidade aquática do Clube Curitibano, foi criado um documento denominado Normativas Natação 2023, que pode ser baixado aqui. Seu conteúdo terá uma validade inicial de 6 meses, passando por avaliação e aprimoramento constante ao longo desta gestão.

Além disso, já na sua capa, apresentamos mais uma grande novidade: o novo Jack Crawl, mascote do Clube que, em breve, vai trazer a família toda para torcer e motivar quem é apaixonado por água, como nós e como vocês.

Clique aqui e confira a Normativa 2023 do Departamento de Esportes Aquáticos e Piscinas.

Publicidade

Últimas notícias