Com Ana Marcela Cunha, Viviane Jungblut, Luiz Felipe Loureiro e Leonardo Brandt de Macedo, Brasil conquista prata no revezamento da Copa do Mundo de Águas Abertas da World Aquatics em Hong Kong, medalha histórica pelo fato de ser a primeira medalha do Brasil em revezamentos na Copa do Mundo.
Depois de participações nas etapas de Alghero na Itália e Setúbal em Portugal, nosso atleta brilhou na etapa de Hong Kong com um 13º lugar nos 10 Km e prata no revezamento 4×1500 misto. Leonardo Macedo ocupa atualmente o 3º lugar no Ranking Mundial Junior de águas Abertas.
Os brasileiros completaram o percurso com a marca de 1h11m02s30, nove segundos atrás dos australianos.
A estratégia mais comum na prova mista de 4×1500 m é colocar as mulheres para nadar primeiro. A Coreia do Sul optou por uma formação diferente e iniciou a disputa com Jaehun Park e Junho Sung. Com isso, a equipe terminou a primeira perna da prova na liderança.
A australiana Moesha Johnson, campeã da distância olímpica (10 km) no sábado em Hong Kong, terminou sua parte na segunda colocação. O Brasil estava em terceiro, com Viviane Jungblunt. Depois da participação de Ana Marcela Cunha e Loureiro, o Brasil permanecia em terceiro, depois de Austrália e EUA.
Os australianos tinham folga na liderança (cerca de 10 segundos), mas o americano Luke Ellis, de 17 anos, caiu na água menos de 2 segundos antes de Macedo. O brasileiro de 18 anos, que é o terceiro colocado no ranking júnior da Copa do Mundo, não deu chance ao adversário e chegou 21 segundos na frente.
Confira a prova
Transição de Leonardo depois dos 44 minutos.
O Brasil também participou das provas individuais nesta etapa de Hong Kong.
Veja os resultados:
Feminino
Ana Marcela Cunha – 8º
Viviane Jungblut – 10º
Cibelle Jungblut – 11º
Lizian Sobral – 23º
Isabela Tramontana – 24º
Masculino
Leonardo Macedo – 13º
Luis Felipe Loureiro – 14º
Lucas Machado – 16º
Bernardo Gavioli – 25º
Matheus Melecchi – 26º
Após os resultados de Hong Kong, Ana Marcela Cunha segue como líder do ranking da Copa do Mundo de 2024 com 2350 pontos. Viviane Jungblut está em terceiro com 1900 pontos.
No ranking mundial junior, Matheus Melecchi é o líder com 2550 pontos conquistados. Leonardo Macedo é o terceiro colocado com 1300 pontos. No feminino, Lizian Sobral é a líder com 1300 pontos conquistados.