O sonho de todo atleta é alcançar uma medalha olímpica. Contudo, o dia a dia dos competidores não é composto apenas por glórias ou vitórias. Além dos árduos treinamentos, os esportistas passam e sofrem por inúmeras incertezas. Apenas a empatia, compreensão e resiliência permitem o caminhar contínuo em busca da superação.

Se Tóquio 2020/2021 e todas as mazelas da COVID-19 ficaram no passado, a tragédia no Rio Grande do Sul é contemporânea. Do passado, extrai-se que não basta apenas o individual (o mais rápido, o mais forte, o mais resistente), mas sim o coletivo: a UNIÃO!
O Grêmio Náutico UNIÃO nasceu, justamente, da UNIÃO de 6 “guris” que queriam praticar remo nas águas do Guaíba. As águas, que no passado serviram para promover a prática dos desportos, hoje arrasam Porto Alegre. No dia 24 de abril de 2024, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, decretou “estado de calamidade pública”, eis que ente da Federação está sendo atingindo por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade.
O GNU está precisando da nossa ajuda!
Iniciemos uma grande corrente de solidariedade e empatia que deverá atingir todos os clubes brasileiros, demonstrando a nossa força! E mais: como os 6 guris que formaram o UNIÃO, retomaremos o lema do nosso clube e unidos vamos divulgá-lo e ensinar aos nossos filhos: “Malum non Admitte” – Não se admite o mal. Juntos, em UNIÃO com o GNU, venceremos as forças do Guaiba.

Os sócios e os atletas do GNU iniciaram um grande acolhimento na sede principal do clube. O refeitório que recepciona os nossos atletas e pais nas competições de sul-brasileiro é uma grande cozinha comunitária que está, de forma gratuita, servindo a população porto-alegrense. O barco que leva nossos atletas até a Ilha do Pavão está trabalhando no resgate da população das ilhas da capital gaúcha! Os ginásios, nos quais nossos atletas brincam após as competições, são grandes dormitórios. Tudo isso representa custos! E mais: o próprio GNU iniciou a recolher recursos destinados às ilhas situadas na capital gaúcha!

Faça sua doação
Não podemos ajudá-los de forma física e nem encaminhar doações pois não há como transportar até Porto Alegre, a qual está praticamente isolada. Mas podemos ajudar com recursos financeiros e na divulgação de suas atividades! A chave pix para doações é: doacao@gnu.com.br.

O pouco que você pode ajudar representa muito nesta corrente de solidariedade!
Juntos, UNIDOS, somos mais fortes!
GNU, nós, da Natação do Clube Curitibano, estamos com você!