Por que manter uma boa alimentação durante o período de férias?
O período de fim de ano é um ótimo momento para descansar e recuperar as energias depois de um longo ano de treinos e competições, mas apesar de ser um período para descansar e aproveitar momentos diferentes com família e amigos além do esporte, é importante manter uma base de alimentação saudável para preservar um bom condicionamento e saúde nesse período.
Portanto, vamos deixar algumas orientações por aqui:
- Priorize os alimentos ricos em nutrientes: Inclua vegetais, frutas frescas, grãos integrais, proteínas magras (como peito de frango ou peixe) e fontes de gorduras saudáveis (como nozes e abacate) nas refeições durante esse período.
- Cuidado com os doces: Pode aproveitar esse período para comer alimentos que você goste, como doces e sobremesas, mas o segredo é evitar muitos exageros e o consumo frequente.
- Mantenha a hidratação: Lembre-se de beber bastante água, mesmo durante as férias, para garantir boa hidratação, fundamental para a sua saúde e bem-estar.
- Equilíbrio é a chave: Dá para comer de tudo, mas sem exageros, experimentem um pouco de tudo, mas em porções moderadas, para evitar excessos que possam atrapalhar no futuro.
- Evite longos períodos sem comer: Se possível, não ficar muito tempo sem comer, assim você evita ficar com muita fome e exagerar em uma refeição. Faça pequenos lanches saudáveis ao longo do dia
- Reduza alimentos processados: Diminua o consumo de embutidos, salgadinhos e refrigerantes, que podem causar retenção de líquidos e queda na energia.
- Dê atenção ao café da manhã: Mesmo após noites festivas, priorize um café da manhã equilibrado com carboidratos integrais, proteínas e frutas para começar o dia com energia.
- Planeje o retorno aos treinos: Nos dias anteriores ao retorno, reforce uma alimentação equilibrada e evite alimentos pesados ou com excesso de açúcar para garantir uma transição suave ao ritmo de treino.
Nutricionista Bruno Fagundes CRN 15984/P – (41) 988034931
Graduado pela USP e Pós-graduando em nutrição comportamental. Faz acompanhamento nutricional no emagrecimento, hipertrofia ou recomposição corporal, além de esportistas e atletas que buscam a melhora de rendimento e performance. Trabalha com dietas 100% individualizadas, que atendem às rotinas, necessidades e gostos específicos de cada pessoa.