Para que um atleta seja produtivo, seus níveis de atenção e concentração precisam estar altos, mas para que isso é necessário equilíbrio.

Técnicas de relaxamento no contexto esportivo

Para que um atleta seja produtivo, seus níveis de atenção e concentração precisam estar altos, mas para que isso seja possível é necessário que todas as peças da sua vida estejam em equilíbrio, porém isso é algo que tem sido muito negligenciado na nossa sociedade atual, o momento da pausa para relaxar na vida e no esporte é essencial.

Sem esses momentos de descanso e relaxamento o atleta percebe que rapidamente sua produtividade cai. Então é necessário que sejam reservados momentos para parar, descaçar, relaxar e se divertir.

Não importa em qual local, o atleta deve encontrar momentos e espaços para que consiga dar uma pausa, pode ser anoite toda, algumas horas no dia ou apenas alguns minutos, isso realmente não importa de forma significativa, desde que seja realizado com qualidade. Relaxado, o atleta consegue otimizar sua atividades.

Após o atleta relaxar, ele poderá, por exemplo, treinar com muito mais foco e energia, porque ele está se respeitando, ele começa a se entender melhor e compreender suas demandas internas, o que o seu corpo está “falando” e “pedindo” e muitas vez essa pausa, esse pequeno descanso é o suficiente para melhorar os resultados em sua performance.

Estamos em um mundo “Workholic”, e no contexto esportivo de “Overtraining”, pois muitos pensam que fazer aquele “pouquinho a mais”, aquele além do que foi planejado para o treino pelo técnico fará toda a diferença. E não, ao contrário, isso pode levar o atleta a um extremo estresse físico e emocional podendo inclusive levar a uma lesão. O atleta deve relaxar, descansar, isto é, se respeitar.

O relaxamento é um método de recondicionamento psicofisiológico, que abrange inúmeras técnicas e tornou-se uma ferramenta indispensável no meio esportivo para se alcançar a descontração, a tranquilização e a refocalização nos atletas.

Segundo Caballo (2002), as técnicas de relaxamento auxiliam no combate dos sintomas de estados emocionais como, estresse, tensões, ansiedade, pressão e cobranças, como em jogos conturbados, más atuações em jogo e posicionamentos ruins em campeonatos e torneios esportivos, entre outros, e auxiliam no reequilíbrio do atleta para que ele possa entrar em jogo ou em sua prova pronto para enfrentar os desafios que virão.

De acordo com Becker Jr e Samulski (2002), o Relaxamento Progressivo de Jacobson também chamado de Relaxamento Neuromuscular, é uma das técnicas de relaxamento mais conhecida e aplicada no mundo.

Ainda temos várias outras técnicas de relaxamento de grande relevância no meio esportivo como, Técnicas de Respiração, Técnicas de Relaxamento Muscular Progressivo Profundo ou Diferencial, o Treinamento Autógeno ou Relaxamento Progressivo de Schultz, além de Técnicas de visualização ou Relaxamento na Imaginação.

A técnica de respiração que é tão primordial e que quando realizada de forma correta, possibilita que o corpo fique ainda mais oxigenado e consequentemente mais eficiente, isto é, menor esforço cardíaco, maior resistencia a fadiga muscular, recuperação muscular mais rápida, melhor acesso a memória, maior qualidade no sono,  entre outros beneficios.

Podemos hoje contar com diversas técnicas de relaxamento no processo de intervenção e que oferecerem excelentes resultados para os atletas, podendo auxiliar a alcançar resultados mais eficientes e duradouros.

 Paulo Penha

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

Publicidade

Últimas notícias