dicas de psicologia e nutrição para atletas

Dicas de autoconfiança e adequação nutricional

Psicologia

A autoconfiança é ideal para ajudar o atleta a buscar objetivos bem definidos, traçar metas e se desenvolver dentro das competições, acreditar no seu potencial.  Algumas considerações importantes sobre o poder da autoconfiança é que a autoconfiança tem como definição crença de que você pode realizar com sucesso um comportamento desejado. E também ajuda a despertar emoções positivas, facilita a concentração, estabelecimento de metas realistas, aumento do esforço, concentração nas estratégias e mantém o embalo. A autoconfiança ideal significa estar convencido de poder alcançar suas metas e que lutará arduamente por isso. (WEINBERG e GOULD, 2017)

Para desenvolver uma autoconfiança é imprescindível desenvolver o autoconhecimento. Buscar diariamente entender suas emoções, seus pontos fortes e fracos e permitir se conhecer é o caminho para evolução de uma autoconfiança estável.

Nutrição

“Alimentar-se vai além de saciar a fome ou escolher comidas agradáveis. Envolve aspectos profundos como a quantidade, que deve ser suficiente para suprir energia, e a qualidade, garantindo a sua nutrição. Quando a dieta é ajustada às necessidades do atleta, este estará mais preparado para o exercício, reduzindo riscos até mesmo de lesões. Restringir consumo, ignorar grupos alimentares ou fazer dieta sem orientação de um nutricionista, aumenta o risco de inadequação nutricional. O atleta deve reconhecer a importância de alimentação para suprir suas necessidades energéticas e melhorar seu desempenho esportivo.” – Lima, J. & Santana, P. C. (2014). Recomendação alimentar para atletas e esportistas. Coordenação de Esporte e Lazer.

Tire suas dúvidas com o psicógo e nuricionista.

Publicidade

Últimas notícias

Dê o melhor de sua vida nos treinos.

Segue o vídeo dessa semana com o tema: “Você conhece a sua força!?!!!”, destacando os cuidados que devemos ter ao nos autoanalisarmos. Assistam, curtam e compartilhem! Paulo Penha – Psicólogo

Avaliação médica aos atletas de Natação

Devido a crucial importância do bem-estar e condicionamento físico dos atletas e, em conformidade com as obrigações anuais estipuladas pela FDAP e a CBDA, faz-se necessária atualização do atestado médico