Como treinar em dias quentes?

Como treinar em dias quentes?

Verão está chegando e por isso devemos ficar atentos a alguns pontos relacionados ao calor!!!!

Durante o dia e em situações específicas, o corpo executa diversas regulagens térmicas que dependerão da capacidade do organismo em equilibrar o ganho com a perda de calor, e é claro, a forma mais eficiente conhecida hoje para a regulação térmica é através da produção e secreção de suor.

Alguns dos efeitos que o calor pode ocasionar no corpo são cãibras e exaustão, que normalmente ocorrem quando o volume sanguíneo diminui pela perda excessiva de líquido ou minerais através do suor, e também quando há uma falha nos mecanismos termorreguladores do corpo, fazendo com que a temperatura aumente ainda mais.

Com isso torna-se imperativo otimizar a aclimatação ao calor, que é a melhora gradual da capacidade de eliminar o calor corporal em períodos repetidos e prolongados de exercício no calor,  reduzindo  dessa forma o impacto negativo do calor no desempenho atlético. O atleta deve se preparar e saber, por exemplo, o momento de utilizar uma roupa especial e/ou, saber reconhecer se deve ou não fazer todo o aquecimento antes de um treino ou jogo, ou mesmo qual o momento e a quantidade da reposição hídrica necessária.

Por isso fica a mensagem para se redobrar a atenção quanto a esses pontos, na Psicologia auxiliamos o atleta a aprimorar suas capacidades internas para realizar uma boa auto-análise corporal, e estar um passo a frente quanto as pequenas mudanças do ambiente que o cerca e que podem interferir diretamente em seu desempenho, e saber quais as melhores providencias a serem tomadas para que a termoregulação ocorra da forma mais rápida e eficiente possível, conseguindo manter dessa forma sua melhor performance.

Paulo Penha!!!
Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição para tirar qualquer dúvida por meio do Whatsapp no número (41)99108-4243.

Publicidade

Últimas notícias

Dê o melhor de sua vida nos treinos.

Segue o vídeo dessa semana com o tema: “Você conhece a sua força!?!!!”, destacando os cuidados que devemos ter ao nos autoanalisarmos. Assistam, curtam e compartilhem! Paulo Penha – Psicólogo

Avaliação médica aos atletas de Natação

Devido a crucial importância do bem-estar e condicionamento físico dos atletas e, em conformidade com as obrigações anuais estipuladas pela FDAP e a CBDA, faz-se necessária atualização do atestado médico