Biomecânica

A importância da Biomecânica para nossos nadadores

A biomecânica é a área da educação física que estuda o movimento do corpo humano, podendo se utilizar de trajetórias, ângulos e indicadores como velocidade e deslocamento.

Sua importância é vital na natação, especialmente em provas mais curtas que são decididas literalmente por centésimos. Pensando nisso, nosso núcleo de performance proporcionou clínicas que avaliaram saídas, submerso, viradas, nado frontal e lateral. Além da filmagem, os dados também foram analisados e estudados pela equipe multidisciplinar, objetivando um feedback para os atletas.

            Na categoria de base é essencial para corrigir e prevenir vícios de nado, que mais tarde, podem prejudicar o desempenho do atleta, tendo um custo exponencial de energia para correção.

Avaliação pré Sul-Americano de águas abertas

O atleta Leonardo Macedo fez um treino-teste com objetivo de avaliar sua performance com a água em baixa temperatura. Espera-se uma temperatura de 18° no dia, tornando a prova exponencialmente desafiadora.

O treino consistiu em nadar 7.5km com água a 19° e com intervalos rápidos para monitorar variáveis fisiológica visando saúde e desempenho. Leonardo terminou o treino-teste com êxito e afirmou que apesar do desafio físico e mental, está confortável e confiante para competir no frio.

Publicidade

Últimas notícias

Dê o melhor de sua vida nos treinos.

Segue o vídeo dessa semana com o tema: “Você conhece a sua força!?!!!”, destacando os cuidados que devemos ter ao nos autoanalisarmos. Assistam, curtam e compartilhem! Paulo Penha – Psicólogo

Avaliação médica aos atletas de Natação

Devido a crucial importância do bem-estar e condicionamento físico dos atletas e, em conformidade com as obrigações anuais estipuladas pela FDAP e a CBDA, faz-se necessária atualização do atestado médico